1.820.3345.33 Contact@TravelTourWP.com

Conheça as 5 viagens de trem mais bonitas da Europa

Uma atividade que não pode faltar na sua próxima viagem pela Europa, com certeza, é uma viagem de trem pela região. O continente europeu é cortado por estradas de ferro e paisagens cênicas dignas de um cartão-postal.

Além da viagem de trem ser mais confortável se comparada com as de ônibus e/ou avião, você conta com mais espaço e a facilidade no embarque das estações, não sendo necessário o check-in e despacho de bagagens. Inclusive, não tem limite de malas e taxas extras, viu? 

Por isso, listamos 5 viagens de trem que você precisa incluir em seu próximo roteiro de viagem pela Europa: 

#1 Glacier Express, Suíça

O Glacier Express é o trem expresso mais lento do mundo e atravessa uma das regiões mais bonitas da Suíça. Ele garante uma viagem tranquila, para quem tem disponibilidade para passar 8 horas dentro de um trem, pois a velocidade média é de 38 km/h. Ele passa por lugares como os Alpes Suíços conectando as estações de esqui mais famosas do país. São 291 pontes em meio a vales, picos nevados e a incrível travessia do viaduto Landwasser.

O Glacier Express é dividido em três tipos: Glacier Express Excellence Class, First Class e Second Class. A Glacier Express Excellence Class, inaugurada em abril/2019 é um vagão especial da First Class, que conta com serviços especiais, com um menu de 8 pratos, além de um assento 1×1, que todos os passageiros podem ficar sentados ao lado da janela para aproveitar a bela paisagem da viagem. 

#2 West Highland Line, Escócia

West Highland Line é uma das rotas mais impressionantes que o mundo tem a oferecer, principalmente para os fãs de Harry Potter, mesmo que não passe por nenhum dos cenários da saga, o comboio tem um aspecto rústico que lembra o Expresso de Hogwarts.

O trajeto segue pelo Viaduto de Glenfinnan e faz ligação de Glasgow com Mallaig em uma viagem de 5h30, com um percurso de 264 km. Nele, é possível ver paisagens com uma vegetação única, montanhas, além de lagos de um azul profundo e belíssimos litorais. Além de admirar a Ben Nevis, a montanha mais alta da Grã-Bretanha.

#3 Linha do Douro, Portugal

A linha do Douro é um clássico entre os turistas que visitam Portugal, com 160 km que seguem o curso do Rio Douro, passando pela região de vinhos, vales e belas cidades. O passeio começa na Estação da Régua, na região de origem do Vinho do Porto, onde em 1878, o comboio chegou pela primeira vez. 

Em seguida, a viagem continua juntamente na margem do rio até a Estação do Pinhão, uma das mais bonitas do país, com fachadas decoradas com painéis de azulejos retratando o trabalho na vinha, além dos principais pontos de peregrinação dos turistas que visitam a região. A Estação do Tua marca o fim do trajeto e, dali, é possível continuar uma outra viagem até Mirandela pela Linha do Tua, grande obra de engenharia construída em 1887. 

#4 Belgrado a Bar, Sérvia, Bósnia e Montenegro

Essa é uma viagem que vai da capital da Sérvia até o Porto de Bar, com um trajeto de 476 km, passando por montanhas exuberantes, atravessando 250 túneis e mais de 400 pontes, em que algumas têm mais de 200 metros de altura. Esse não é o passeio mais confortável que existe, mas o diferencial está no trajeto que dura em média 11 horas e traz uma vista surpreendente. 

O pôr do sol dentro do trem é um dos melhores momentos da viagem. Além de poder desfrutar desse passeio incrível, o trem de Belgrado para Bar é uma das maneiras mais seguras de viajar entre Sérvia e Montenegro. 

#5 Semmering Railway, Áustria

A Semmering Railway, inaugurada em 1854, é uma das ferrovias mais bonitas da região e foi construída como a primeira ferrovia de montanha da Europa. Ela é  Patrimônio Mundial da UNESCO, sendo considerada um dos maiores acontecimentos da engenharia civil, porque atravessa Alpes Austríacos entre desfiladeiros e picos nevados, por meio de viadutos de dois andares e túneis difíceis. 

É considerada a segunda viagem mais curta de trem da região, com apenas 41 km, percorrendo Alpes Austríacos entre Gloggnitz e Semmering, passando por 16 túneis, 15 viadutos e mais de 100 pontes, sem contar na jornada pelas montanhas a quase 3.000 pés, com muitas curvas.  Além disso, Semmering não conta apenas com belas paisagens, mas também 57 casas construídas para funcionários da ferrovia espaçadas ao longo da linha férrea. 

Já escolheu o seu próximo destino?

Agora que você conferiu as 5 viagens de trem mais bonitas da Europa, que tal escolher a rota que mais te chamou a atenção? 

Seguindo as nossas dicas você vai aproveitar lugares incríveis e curtir as suas férias ao máximo. 

Entre em contato conosco e garanta seu próximo roteiro de viagem sobre trilhos!