Se você está pensando em fazer uma viagem para o Leste Europeu, a Romênia é destino ideal pois conta com diversas atrações, pontos turísticos, além de paisagens de tirar o fôlego, com boa comida e uma cultura diversificada.
A Romênia pertence à Península dos Balcãs e faz fronteira com outros países, como a Hungria, a Moldávia, a Sérvia, a Ucrânia e a Bulgária. Um dos lugares mais famosos é a Transilvânia e o Castelo do Drácula, marcantes inclusive para a literatura.
O idioma falado no país é o romeno, mas muitas pessoas falam inglês. Além disso, outro ponto importante a ser destacado, é que os brasileiros não precisam de visto para entrar no país e podem permanecer até 90 dias a cada 180 dias.
Mas os passaportes devem ter, pelo menos, seis meses de validade na data de ingresso, sendo recomendado levar as cópias das passagens de regresso, comprovante de hospedagem e seguro saúde.
Se você quer saber mais sobre a Romênia, não deixe de conferir nossas 3 dicas de pontos turísticos que você deve conhecer no país quando fizer a sua viagem.
O que fazer na Romênia
#1 Brasov
Brasov é um dos maiores centros urbanos da Transilvânia e uma das cidades mais visitadas no país. É rodeada pelos Montes Cárpatos e surpreende quem visita por sua boa estrutura turística e pelo clima da pequena cidade.
Além disso, é conhecida por suas muralhas e baluartes saxónicos medievais, a grande Igreja Negra e os cafés animados. Se você quer conhecer a cidade, dois dias são suficientes para turistar por ela, já que as atrações ficam situadas na Cidade Velha, o centro histórico de Brasov.
A cidade tem uma arquitetura medieval, com ruas típicas da época, como a Strada Sforii, uma das vias mais estreitas da Europa. Ainda, na região tem partes da antiga muralha que cercava a cidade antigamente, além de portões e torres de defesa, que foram construídos pelos saxões entre os séculos XIII e XVII.
Também é uma ótima opção de cidade-base para quem quer explorar a Transilvânia, pois nos arredores é possível visitar lugares como a Fortaleza de Rasnov, o Castelo de Bran e o Castelo de Peles. Ou, até mesmo, as cidades de Sighisoara e Sibiu.
#2 Bucareste
Bucareste, também conhecida como Paris do Leste, está situada no sul da Romênia. É a capital e o centro comercial do país com um estilo rústico, mas que oferece uma cultura rica, acompanhada de um cenário artístico, além de parques e uma vida noturna agitada.
A sua atração de destaque é o Palácio do Parlamento, considerado o maior palácio do mundo, além de museus, igrejas, construções históricas grandiosas e shoppings, que fazem da cidade o maior centro cultural, industrial e comercial do país.
Quem passa pela região pode conhecer toda a história local e ver a mistura de edifícios do velho mundo, com blocos de concreto de estilo comunista. Além disso, conta com uma vida noturna com várias coisas legais para fazer e que agradam a todos os gostos.
Apesar de Bucareste fazer parte da União Europeia, não está na zona euro e utiliza o leu romeno. Como ela entrou apenas em 2007 na União Europeia, a Romênia está vivendo só agora um crescimento turístico. Então, na capital, é possível encontrar excelentes atrações, restaurantes e hotéis.
#3 Sibiu
Sibiu é um município e a maior cidade do sul da região histórica da Transilvânia. Faz parte das sete cidades muradas que foram povoadas pelos saxões, os alemães que colonizaram a região. Sendo assim, é a maior e mais rica de todas.
Atualmente abriga diversos monumentos preciosos, por causa dos impostos que eram pagos às guildas. Na cidade, é possível encontrar edifícios históricos, como o Piata Mare, praça que integra o centro comercial e cultural desde o século XV.
Ali se encontram restaurantes, lojas e atrações turísticas, como o Museu Nacional de Brukenthal, que foi edificado no século XV e alojado no Palácio de Samuel von Brukenthal, o governador da Transilvânia e barão do Sacro Império Romano-Germânico.
No local se abrigam diversas obras artísticas de escolas holandesas, italianas, alemãs, austríacas e romenas, além da coleção pessoal de Brukenthal. Já na direção de Piata Albert Huet, tem a parte mais alemã da cidade, com edifícios no estilo gótico e onde se encontra a Igreja Evangélica, muito conhecida em Sibiu.
Qual o melhor período para visitar?
O outono e a primavera são as melhores épocas para viajar rumo ao país, visto que as temperaturas são mais amenas. Também, nesse período, existe uma maior probabilidade de chuvas, mas como elas costumam ser leves, não vão atrapalhar a programação da sua viagem.
Marque a sua viagem com a Fhar!
Agora que você já conhece os 3 melhores destinos da Romênia, que tal marcar a sua viagem para conhecer o país?
Contamos com os melhores roteiros, que foram preparados especialmente para que você possa aproveitar o destino da melhor maneira possível. Entre em contato conosco e agende a sua viagem dos sonhos.