Atualmente, muitas pessoas que desejam conhecer a América do Sul optam por fazer algo fora do usual. Nesse sentido, uma viagem para Ushuaia vem despertando o interesse de pessoas que buscam um roteiro que proporcione, além de incríveis momentos, uma imersão e conexão mais ampla com a natureza.
A cidade é conhecida carinhosamente como “fim do mundo”. Contudo, se você acha que ela é inóspita e sem atrativos, se engana completamente. Mesclando picos nevados, bosques, rios, baías e lagos, essa região é a porta de entrada para quem quer ir mais além e sair em uma expedição para a Antártica, por exemplo.
Sabendo que, apenas nessas poucas linhas despertamos o seu interesse nós, da equipe Fhar, preparamos esse valioso guia para reforçar os motivos para você fazer uma viagem para Ushuaia. Continue a leitura!
Vamos conhecer mais sobre Ushuaia?
Primeiramente, é preciso conhecer mais sobre essa encantadora cidade. Por ser a localidade mais austral do mundo, ou seja, mais ao sul, o acesso ao continente gelado muitas vezes é feito por meio de seus portos. Além disso, para quem quer desbravar o continente americano de ponta a ponta pela rodovia Panamericana, vale lembrar que ela vai do México até a Terra do Fogo, Ushuaia é o ponto final e parada obrigatória.
Como citamos acima, Ushuaia é considerada a capital da Terra do Fogo, Argentina. Sua urbanização é traçada em muitas ladeiras com escadarias e poucas ruas. Com isso, as avenidas San Martin e Maipú, são os locais onde os viajantes encontram bares, restaurantes e outras facilidades quando em viagem para Ushuaia.
O processo de desenvolvimento da cidade se deu em torno de um antigo presídio onde, há muitos anos, o transporte dos detentos até os campos de trabalho era feito por meio de uma ferrovia que, no decorrer dos anos, esse trajeto tornou-se ponto turístico levando até a Enseada Zaratiegui, que mescla sua beleza com a Cordilheira dos Andes.
Um fato curioso é que lá está localizado o Correio do Fim do Mundo, no qual é possível carimbar o passaporte, um registro mais que incrível para se ter nas histórias de viagem, não é mesmo?
O que esperar da gastronomia em uma viagem para Ushuaia?
É praticamente impossível falar em uma viagem para Ushuaia sem entrar no assunto gastronomia patagônica. Sendo assim, a maioria das pessoas que visitam a região elogiam a riqueza dos sabores intensos e variedade de ingredientes presentes, sempre acompanhado de deliciosos vinhos e irresistíveis sobremesas.
Ficou com água na boca? Se sua resposta for sim, prepare-se para ficar com ainda mais vontade, pois separamos 5 tentadores pratos que você precisa conhecer. Confira!
1. Cordeiro patagônico al palo
Esse é um símbolo da região e merece ser apreciado numa viagem para Ushuaia. O preparo da carne é ao ar livre em uma cruz de metal que dura o dia todo. Com isso, o cozimento proporciona à carne um sabor indescritível e perfumado que ganha o paladar das pessoas mais exigentes.
2. Merluza Negra
Juntamente com os preparados à base de carne vermelha, os frutos do mar são iguarias que precisam ser provadas. A Merluza Negra é proveniente das gélidas e profundas águas do Atlântico Sul, sua consistência aveludada derrete na boca e, como a maioria dos pescados da região são preparados à base de um molho amanteigado de limão e ervas.
3. Chupe de Centolla
Em uma viagem para Ushuaia prove essa cremosa sopa de king crab – caranguejo rei gigante. A forma como esse prato é feito, com cobertura de farinha de rosca, queijos temperados e um assado perfeito, torna este prato um dos clássicos desta região da Patagônia.
4. Truta patagônica
Como podemos observar boa parte da gastronomia na Terra do Fogo é composta por frutos do mar. Não seria por menos, visto que Ushuaia é banhada pelo oceano e repleta de lagos. Nesse sentido, a truta patagônica, uma das lendas dessa incrível região glacial, é preparada de diferentes maneiras. Desde a grelha ao assado, combinado com as referências italianas, evidencia a fusão da culinária europeia com a da região.
Existe melhor época para fazer uma viagem para Ushuaia?
A resposta para essa pergunta é muito relativa. Em outras palavras, vai depender de seu interesse em conhecer a região e sua resistência ao frio. Visto que, as temperaturas na região no período do verão oscilam entre 10º e 20º, sempre com um vento frio que modifica a sensação térmica. Já no inverno as temperaturas são mais severas chegando a -20º.
Contudo, na primavera e outono as temperaturas são mais amenas. Nessas estações ainda há neve, porém, precisamos lembrar que é uma região com constantes alterações climáticas. Além disso, as estações do ano são as mesmas que aqui no Brasil, mas com um frio muito mais acentuado.
Portanto, a melhor época para fazer uma viagem para Ushuaia além da resistência ao frio, como já falamos, vai depender muito do tipo de turismo e atração que você deseja contemplar.
Quais as atrações na capital da Terra do Fogo?
Quando falamos em atrações em Ushuaia, opções é o que não faltam. Pensando nisso, separamos algumas atividades que merecem atenção. Veja:
Canal Beagle – um dos principais passeios para quem faz uma viagem para Ushuaia. Aqui é possível observar os picos nevados até as partes mais baixas e esverdeadas, contrastando com as águas azuis. Além disso, é a morada de leões marinhos e grandes aves, por exemplo;
Parque Nacional Tierra Del Fuego – a reserva proporciona uma vasta área verde onde as pessoas podem admirar as paisagens e fazer trilhas. Um dos locais mais famosos é o término da rodovia Panamericana;
Trem do Fim do Mundo – essa atração está localizada dentro do parque. O trajeto é feito em torno de uma hora com um trajeto que percorre entre vales e montanhas. Ideal para quem não dispensa uma boa fotografia;
Glaciar Martial – esse é um programa muito procurado por pessoas que fazem uma viagem para Ushuaia. Para chegar até a geleira, basta pegar a estrada que vai até o teleférico, que nem sempre está em funcionamento. Porém, existe a possibilidade de fazer o caminho a pé.
Por fim, poderíamos citar inúmeros programas neste guia de viagem para Ushuaia, mas o objetivo é acender a chama e despertar, ainda mais, a vontade de desbravar a América do Sul, principalmente em se tratando de lugares incomuns. Portanto, permita-se e vá além do básico.
Despertamos a vontade em você de fazer uma viagem para Ushuaia? Se a resposta é afirmativa, aproveite a oportunidade e Entre em contato conosco.